Loading

Manifestação vegetal

A cidade bósnia Bijeljina está a conhecer um afluxo invulgar de visitantes. Tudo porque pretendem que numa secção de um tronco de uma árvore abatida há um ano apareceu uma imagem de Jesus e os peregrinos invadiram o local. A árvore está assim a ser adorada pelos devotos cristãos que se lhe prostram em rezas profusas, acendem velas e pagam o dízimo.

Uma vez que os devotos crentes cortam também parte da casca da árvore para levarem como relíquia, pondo em risco tão miraculosa aparição, o bispo ortodoxo Vasilije apelou aos visitantes para não destruirem a árvore com semelhante prática. E, enquanto as autoridades eclesiásticas discutem o assunto e os procedimentos correctos para um crente face à divina manifestação celulósica, apelou para que cessem também as doações monetárias.

Diria que face à concorrência que tal manifestação iconográfica representa, as ditas autoridades terminarão rapidamente a discussão do fenómeno. E como os membros do panteão cristão têm, desde os primórdios do mito, demonstrado uma certa apetência por manifestações «vegetais» certamente que esta confirmará a divindade da manifestação. E será acrescentado outro destino de turismo religioso ao roteiro actual.