Loading

Delírios tomistas de uma Igreja medieval

A Igreja Católica trabalha diligentemente para que o que considera pecado seja considerado crime pelo Direito dos países onde a sua influência nefasta ainda não permitiu uma perfeita separação Estado-Igreja. O que é, como já escrevi várias vezes, uma manifestação do totalitarismo (e concomitante intolerância) católico. Porque assim se impõe como verdade absoluta os dogmas da Igreja, sem qualquer consideração pelos não crentes. Por exemplo, dogmas como a sacralidade do matrimónio, com a consequente criminalização do adultério e impedimento do divórcio, foram no passado recente impostos pela Igreja de Roma a toda a sociedade. Com total falta de respeito não só pelos não crentes como pelos crentes, que muitas vezes se viam em situações insustentáveis das quais não podiam sair devido à intolerância da Igreja, traduzida nas leis dos respectivos países.

O que não é de espantar já que a Igreja actual tenta recuperar a tradição tridentina, vigente desde o Concílio de Trento até ao Concílio Vaticano II de Paulo VI, que traduzia essencialmente o pensamento tomista, ou seja a teologia do Tomás de Aquino que João Paulo II tanto exortou os prelados actuais a emular. O concílio de Trento ignorava quase totalmente os fiéis e as pessoas em geral e a sua preocupação dominante é a regulação total das sociedades. Regulação intolerante conseguida através de uma doutrina (a «ortodoxia») consagrada numa liturgia rígida e ditando as leis pelas quais as sociedades se deviam reger, condensadas nos 2414 cânones do primeiro Código de Direito Canónico de 1917. Aos leigos só era reconhecido o direito de «receber» os meios necessários à salvação da alma, ministrados pelos prelados da Igreja de Roma, claro. Considerações de felicidade ou bem estar terrenos são completamente ignoradas.

João Paulo II tentou assim recuperar o domínio medieval implacável da Igreja de Roma sobre a sociedade, em que os Santos Padres se arrogavam ao direito de decidir sobre todas as matérias, mesmo as científicas. Numa Igreja que, pela voz do (ainda) actual papa, exalta a vivência religiosa medieval e tem como modelo de sociedade a época das trevas obscurantistas, a ciência é alvo de tentativas de regulação religiosa, especialmente as ciências que dessacralizam a vida e refutam os dogmas que esta tenta impôr como leis, nomeadamente a sacralidade do óvulo fertilizado ou a «impureza» contra natura da homossexualidade. João Paulo II queria que a ciência seguisse a doutrina tomista que reza «Procurar compreender as leis da natureza é procurar compreender a obra de Deus, é, por conseguinte, aproximar-se dele», ou seja, tentou tornar a ciência uma aliada da fé, através de um aproveitamento capcioso das partes convenientes e uma condenação vigorosa e constante do que é incómodo para a religião.