Loading

Notas piedosas

Bíblia – O Evangelho segundo Judas foi descoberto e será publicado daqui a um ano. São reduzidas as probabilidades de adulteração do texto pois escapa ao controlo do Vaticano. Este Evangelho é um, entre várias dezenas, considerado apócrifo. O concílio de Niceia, em 325, aceitou só os quatro que, depois de retocados, pareciam ter menos incongruências. Mas foi o Concílio de Trento, em que a ICAR ainda se revê com saudade, que estabeleceu definitivamente o que passou a ser a verdade obrigatória.

Moscovo – Um tribunal condenou o director da exposição «Cuidado com a Religião». Dois organizadores da exposição cujo título revela já intenções pedagógicas, vítimas de uma atitude de franca censura à arte, sofreram pesadas multas. Por sua vez, os cristãos ortodoxos que, em zelo beato, vandalizaram quadros, viram o seu processo «encerrado por ausência de crime».

EUA – As leis que regulam o sexo, a violência e a obscenidade nas estações de rádio e televisão, têm tendência a agravar-se sob pressão da cruzada moralista que grassa nos ambientes religiosos do fundamentalismo moralista. A Comissão Federal para as Comunicações é o cão de guarda dessa moralidade asfixiante que ameaça salvar a alma e fazer retroceder a civilização. Há medo na comunicação social americana.

Vaticano – Os cardeais tentaram, uma vez mais, obrigar o Papa a falar, apesar da traqueotomia e de alimentado por uma sonda naso-gástrica. Foi desolador e indescritível o sofrimento, divulgado por televisões de todo o mundo quando o içaram à janela do apartamento. Claro que não conseguiu falar. O terrorismo eclesiástico atinge níveis bárbaros, próprios da inquisição. Não surpreende que lhe imponham a eucaristia nem que tenham de passar-lhe a hóstia pela varinha mágica e lha administrem pelo tubo.

Tolerância cristã – [«Se o teu professor de Biologia te quiser ensinar o que é a Evolução» … Processa-o! Foi isto mesmo que disse Dennis Baxley, promotor da nova lei da Florida, EUA, que permite que os alunos processem professores «ditadores de esquerda» [sic], que ofendam as suas crenças religiosas, nomeadamente explicando os processos de Evolução das espécies. Contra o «totalitarismo de esquerda» [sic], eis as trevas religiosas] – lê-se em «Renas e Veados».
Mais pormenores no The Independent Florida Alligator – à atenção dos ateus e profanadores, segundo piedosa recomendação da Palmira que o Boss certamente apoia.