Loading

Islão no feminino

Amina Wadud, professora de Estudos Islâmicos na Universidade de Commonwealth de Virgínia e autora do livro «Qur”an and Woman: Rereading the Sacred Text from a Woman”s Perspective», foi a primeira mulher presidir a uma oração islâmica onde estiveram presentes ambos os sexos.

Para a organização Muslimwakeup.com – e para o mundo – este é um evento histórico que deve ser celebrado uma vez que «as mulheres muçulmanas vão reclamar o seu direito a ser iguais em termos espirituais e líderes».

Como não podia deixar de ser, as críticas não se fizeram esperar. Talib Abdur-Rashid, imã da mesquita da Irmandade Muçulmana em Harlem, afirmou que «O islão é uma religião de fé e de crença, mas também de lei» e que «não existe nenhum precedente legal», questinonando «o que é que as pessoas da Muslimwakeup perceberam que milhares de milhões de muçulmanos ao longo do tempo não tenham percebido?». Ora, a lei não é imutável e, quando está contra a ideia de Justiça e de Direito, deve ser mudada. Para além disso, os precedentes abrem-se e este é um que deve ser aberto.

Esta é uma iniciativa que todos devemos aplaudir, muçulmanos ou não. A mulher, tanto a muçulmana como a cristã, foi relegada demasiado tempo para segundo plano. É altura de, finalmente, elas se afirmarem como titulares plenos direitos não só dentro da sua própria religião, como também na sociedade.