Loading

A canonização de Lúcia


Os interesses do Vaticano e da Igreja católica portuguesa são tão coincidentes que tudo está a ser tratado de modo a arranjar rapidamente um milagre para a falecida irmã Lúcia.
O padre Luís Kondor, vice-postulador da Causa dos Pastorinhos já advertiu que «os bispos portugueses vão estar atentos» aos sinais que indiciem o mais leve milagre e, de algum modo, apela a que seja pedida a intercessão de Lúcia, em detrimento doutras devoções, nas numerosas aflições dos portugueses, acompanhadas de rezas.

Poder-se-ia considerar já milagre o facto de o Vaticano abdicar da cobrança à postulação portuguesa do valor que habitualmente custa uma beatificação, entre 250 e 300 mil euros, valores que são considerados investimento pois a venda de artigos religiosos rapidamente faz ressarcir a despesa inicial da igreja nacional empenhada no negócio.

Este Papa que já criou 483 santos e mais de 1300 beatos (uma criação que supera em número a de muitos industriais do ramo da agro-pecuária), está fortemente empenhado em patrocinar a carreira de santidade da irmã Lúcia. Mesmo o sucessor não fica em condições de duvidar dos milagres que já estão a ser fabricados nem de negar a santidade de quem descobriu em Salazar um enviado de Deus.