Loading

Momento Zen de Segunda

Segunda-feira é um dia em que, com um frémito de antecipação, saboreio o meu momento zen semanal com a coluna de opinião de João César das Neves. Por vezes o referido autor desilude-me e em vez de um momento zen tenho de contentar-me com uma pausa Kit Kat já que a sua opinação de segunda (feira, claro) não é contaminada com as mais absurdas elucubrações de cariz religioso.

Mas hoje, sob o tema «A clivagem escondida das eleições», o professor não me desiludiu. Os momentos altos do texto do fazedor de opinião do Diário de Notícias são «As recentes eleições americanas mostraram bem o que outros países também confirmam as ‘guerras culturais’ são a grande batalha do nosso tempo. O que separa hoje as pessoas não é já o regime político, sistema económico ou estrutura social. A verdadeira luta doutrinal trava-se na definição da família e do direito à vida. A contestação de valores seculares situa-se agora nos elementos mais nucleares da humanidade.» que nos indica que o professor considera que a refutação dos valores seculares são a ‘guerra’ do século no sentido de regressarmos ao passado em que os dogmas da Igreja de Roma faziam a letra da lei. Ou seja, a luta do século, para este ilustre spin doctor, cujo beato de eleição parece ser o pio Pio IX que condenava veementemente os erros da modernidade, como a liberdade de opinião e expressão, é a abolição da laicidade do Estado, o regresso aos tempos em que a Igreja ditava os destinos das nações e, quiçá, o regresso aos gloriosos tempos da Inquisição em que eram silenciados os que não comungavam dos ditames da Igreja de Roma.

Somos ainda mimoseados com pérolas de raciocínio, pejadas de falácias como é habitual e caracteriza o estilo único de JCN, neste caso em que a conclusão iguala o comunismo e a defesa de temas «fracturantes» como o aborto, a eutanásia, o divórcio e a homossexualidade: «A liberdade de abortar e a diversificação do casamento parece hoje tão moderna como há umas décadas pareceu a sociedade sem classes. Aliás, os que hoje atacam a família e a vida são exactamente os mesmos que há uns anos defendiam a ditadura do proletariado.»



Adenda
: João César da Neves foi pronunciado e vai responder em julgamento por difamação. No despacho da juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, segundo o comunicado da Opus Gay que interpôs a acção, pode ler-se que a opinação do professor da Universidade Católica no Diário de Notícias, «ultrapassa largamente os meros artigos de opinião» e «O arguido equivale os actos homossexuais ao crime de pedofilia, refere que os recentes casos de pedofilia são todos, mesmo todos, homossexuais, equipara os homossexuais com drogados e considera-os doentes». Certamente que as vozes do costume vão carpir esta «perseguição» dos católicos, erguer-se em acusações de novas Inquisições, em suma, proferir os dislates de vitimização a que já nos habituaram!