Loading

A Eucaristia

Em meados do século passado, a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia era uma evidência que ninguém ousava pôr em dúvida. O catecismo católico ensinava que a Eucaristia era o sacramento que debaixo das aparências do pão e do vinho, continha realmente Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo para alimento das almas.

Ensinava ainda que o pão e o vinho se tornavam Corpo e Sangue de Jesus no momento da consagração da Missa e que, depois da consagração não ficava já nem pão nem vinho, mas somente as respectivas espécies ou aparências, sem a substância.

Os substantivos escreviam-se em maiúsculas, fosse por influência da língua alemã ou para dar maior autoridade ao argumento.

É natural que o catecismo tenha sido adaptado pois os actuais aparelhos de detecção alcoólica podiam levantar suspeitas sobre a transubstanciação do vinho em sangue não sendo particularmente simpático para pios condutores e devotos agentes da Brigada de Trânsito.

O que pensaria um zeloso e temente GNR de um padre que não transformasse completamente em sangue de Cristo o vinho do Cartaxo? Que estaria bêbedo na altura da consagração, que tivesse esquecido o truque ou que fosse um falso ministro do culto?

Com os documentos de um padre na mão e o resultado do teste à frente dos olhos o agente perguntaria se não tinha, após as missas, recorrido ao bagaço como mata-bicho e, perante a negativa, entre o cumprimento do dever e a preservação da fé, entre o respeito ao sacerdote e a obediência ao código, entre a religião e o emprego, dilacerado pela dúvida, autuava o padre e alijava a fé.

Um dogma tão severo não pode estar à mercê do escrutínio de um agente da GNR. Uma prova tão decisiva da existência divina não pode sujeitar-se à ordem de um soldado de botas altas e à linguagem de caserna: «bufe». Cristo podia ter escolhido o pirolito ou o chá preto para a sua própria transubstanciação mas optou pelo tinto.

Pior ainda para ao dogma era ouvir um cabo perguntar ao sargento:

– que faço ao padre que vem da terceira missa a caminho de um casamento?