Loading

O começo do fim do mundo foi há 160 anos atrás

Há 160 anos, por todos os Estados Unidos, pessoas vestidas com túnicas brancas puseram-se em cima de telhados e colinas, à procura de um melhor lugar para ver a chegada de cristo…

William Miller tinha começado anos antes a pregar a volta de cristo, e conseguiu praticamente sozinho, trazer de volta a mania do «Fim está próximo» e o espectro do ano 1000. A partir da profecia da final refundação do templo de Jerusálem, no Livro de Daniel, capítulos 8 e 9, William calculou que Cristo viria à terra em 1843. Mais precisamente em 21 de Março, á volta das 5 da manhã (William devia achar que Cristo gostava de se levantar cedo). Todos os seus seguidores foram para os telhados e colinas… e nada…

No dia seguinte, William Miller pediu desculpas. Tinha esquecido de contar com o ano 0 do calendário gregoriano (porque é que os bons pregadores nunca são bons em matemática?), pelo que reviu a sua previsão para 22 de Outubro do ano seguinte.

E então há 160 anos atrás, pelas 5 horas da manhã: Nada. Niente. Zip. Cristo não apareceu, outra vez…

Nesta altura, a maior parte dos seus seguidores (estima-se entre cem e cinquenta mil pessoas, numa população de 4 milhões) já se tinha desfeito de todos os seus bens terrestres, na expectativa de entrarem em 1ªclasse no paraíso e desertaram, desiludidos e gozados pelo resto da população. Tudo isto ficou conhecido como o Grande Desapontamento.

Claro que Williams endireitou as coisas perante uma pequeníssima minoria que se manteve fiel (pessoas demasiado orgulhosas, estúpidas ou simplesmente viciadas na adrenalina gerada por conviver com William Miller e viver na titilante expectativa da proximidade do fim do mundo). Com a sua morte, as discussões doutrinais aumentaram entre os seguidores e partiram-se em todas as seitas que professam o «Fim está próximo». (Adventistas do Sétimo dia, ramo ortodoxo e ramo davidiano (que depois deu no que conhecemos, em Waco Texas), Testemunhas de Jeovah, etc).

O fim está próximo… todos os dias, como depois escreveu William Miller.

Enquanto os emuladores de Miller existirem, acrescento eu.