Loading

Ayaan Hirsi Ali

Ayaan Hirsi Ali é uma deputada holandesa pelo Partido Liberal Holandês. Recentemente, promoveu a criação de um filme de 10 minutos, sobre a condição feminina no Islão, chamado de Submissão. (poderá ver excertos num documentário holandês, aqui).

O filme mostra mulheres com hijab’s transparentes, bem como versos do Corão escritos no corpo das actrizes. O filme descreve vários assuntos tabu no mundo islâmico, como o habitual abuso sexual de mulheres por membros masculinos da família, o espancamento sistemático das esposas, a excisão genital feminina, os casamentos forçados, a impossibilidade sistemática de uma mulher ter uma vida própria e independente, etc. O filme foi considerado um escândalo e uma afronta por parte da comunidade islâmica holandesa. Ayann retorquiu que o simbolismo da nudez não se destina aos homens, mas sim às mulheres muçulmanas na Arábia Saudita, Somália, Quénia e outros países onde impera a sharia (não há restrições de nudez entre elementos do mesmo sexo no Islão, onde aliás, se preservou o hábito cultural romano dos banhos públicos).

Mas os problemas de Ayaan começaram antes deste filme. Num debate televisivo com elementos da comunidade islâmica, declarou que já não praticava nem se considerava muçulmana. Passou a ser ameaçada de morte a partir desse momento, porque no Corão, deixar a fé, é ser-se automaticamente condenado com a pena de morte. Assim neste momento, Ayann vive em casas seguras e protegida pela polícia.

Ayaan nasceu na Somália. Filha de um dissidente político somali, viveu no Quénia, Etiópia, Arábia Saudita durante os seus primeiros 20 anos de vida. Viveu profundamente a realidade diária de uma muçulmana, tendo inclusive sido excisada aos 5 anos. O seu pai, aos 15 anos, arranjou-lhe um casamento com um muçulmano canadiano, que queria que ela tivesse 6 filhos.

Foi assim que com 20 anos, Ayann se encontrou num aeroporto alemão, prestes a encontrar a sua «cara-metade», quando algo se moveu dentro de si. Fugiu, apanhando um comboio para a Holanda, onde pediu o estatuto de refugiada.

Durante os anos seguintes, Ayann subiu a pulso na vida. Trabalhando como empregada de limpeza, aprendeu o holandês, e fez a educação obrigatória holandesa em pouco tempo. Conseguiu entrar na universidade de Leiden, onde realizou estudos superiores em Ciências Políticas. Durante estes anos, Ayann conheceu o submundo holandês dos abrigos de mulheres, onde mulheres abusadas de origem muçulmana se refugiam e tentam reconstruir a sua vida.

Acabado o curso, Ayaan dedicou-se à política. Ideologicamente próxima da esquerda, Ayaan juntou-se ao Partido dos Trabalhadores Holandês (o equivalente ao nosso PS), onde lhe foi pedido que estudasse, porque é que tantos jovens muçulmanos nascidos na Holanda, estão em guerra com a sociedade que os viu nascer. A conclusão de Ayann foi brutal para o establishment holandês. O culpado, segundo o seu estudo, não era nada mais que o próprio multi-culturalismo holandês.

Na ânsia de agradar e cultivar a «tolerância», o estado holandês financiou centenas de clubes islâmicos, onde imâns radicais, aproveitando-se do dinheiro do estado holandês, construíram uma cultura à parte, pregando uma mensagem fundamentalista.

Ayann acabou por deixar o Partido dos Trabalhadores, porque este se aliou, cinicamente, com os conservadores muçulmanos fundamentalistas para alcançarem o poder. Revoltada, com tal exercício de hipocrisia política, Ayann foi encontrar no Partido Liberal Holandês uma nova casa.

O que, para Ayaan Hirsi Ali diferencia a Europa e em certa medida o mundo ocidental, do resto do mundo?

Nas suas próprias palavras:

« Eu queria compreender porque é que os países ocidentais estavam a desenvolver-se tão bem, quando o resto do mundo parecia estar em colapso. Eu estudei a história do pensamento político europeu, desde os gregos e os romanos até à Segunda grande Guerra.

Descobri que as pessoas no Ocidente valorizam o individuo autónomo. Elas compreendem a importância da ciência e do conhecimento. São capazes de se criticar a elas próprias e existe uma capacidade de registar a história, para evitar repetir os erros do passado. É exactamente, o oposto da Somália onde não há instituições que procedam a um registro histórico e as memórias da minha avó das guerras dos clãs irão morrer com ela.»

Entrevista na BBC [Inglês]