Loading

Pilotos aviadores procuram protecção da Sr.ª do Loreto

Paulo Marques, em reportagem no Jornal do Fundão, de hoje, dá-nos conta da dívida que a aviação tem para com a Nossa Senhora do Loreto, padroeira universal da aviação, residente em Alcafozes, concelho de Idanha-a-Nova.

Na festa deste ano, estiveram, entre outros, representantes da Força Aérea, – general Moreira, natural do concelho de Idanha e o capelão daquele ramo das forças armadas padre António Oliveira – «num gesto de respeito pela imagem e de pedido de protecção para todos aqueles que enfrentam os céus, desde pilotos, tripulantes e passageiros».

Dos quatro dias de festa, a segunda-feira foi o mais importante «com a realização às 11 horas da missa campal celebrada pelo padre Adelino acompanhado pela guarda de honra da Força Aérea Portuguesa. Seguidamente teve lugar a procissão que foi sobrevoada por quatro aeronaves Alfa Jet da base n.º 11 de Beja» – informa o jornalista do JF.

« No final, como é tradição, foram lançadas milhares de pétalas sobre o andor, havendo também acrobacia aérea e lançamento de foguetes. Seguidamente, rezou-se a prece dos aviadores: (Ó Maria, rainha do céu, gloriosa padroeira da aviação, ergue-se até vós a nossa súplica? Em vós depositamos a nossa confiança? Sabemos a quantos perigos se expõe a nossa vida; velai por nós?)». O general Moreira, mostrou-se satisfeito com a festa: «a Força Aérea tem muito prazer em estar aqui e penso que continuará a honrar esta tradição», disse ao JF, salientando que a instituição faz-se representar há alguns anos a esta parte, desde os anos 50, pois pede protecção à virgem do Loreto.

Comentário: Com a Marinha de Guerra no alto mar, em defesa da moral e dos bons costumes, e a Aviação destacada para Alcafozes, a atirar pétalas ao andor da Sr.ª do Loreto, o casto ministro da Defesa vai percorrendo o caminho da beatificação, enquanto Portugal fica à mercê de contrabandistas e traficantes da droga. Mas, a alma está primeiro.