Loading

O novo milagre dos pastorinhos está bem encaminhado

O cardeal D. José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, ameaçou que, se a saúde do Papa o permitir, JP2 voltará a Portugal para canonizar os Beatos Francisco e Jacinta Marto, um excelente golpe publicitário.

O cardeal português, denodado promotor de milagres, arranjou uma criança de quatro anos, filha de emigrantes portugueses, residentes na Suíça, para os «pastorinhos» curarem de uma doença que não consta habitualmente do cardápio dos milagres – diabetes.

O facto de estar conluiado com o padre Luís Kondor, «vice-postulador para a causa da canonização dos pastorinhos» e com o próprio Papa, não coloca nenhum deles sob a alçada dos tribunais portugueses, pois o Vaticano é um bairro com o estatuto de Estado.

Até hoje, por mais grosseiro que tenha sido o milagre, por mais obsceno que seja o embuste, ninguém processou os autores pelo crime de burla. Não há, aliás, na União Europeia, legislação que preveja este tipo de crime, o que inviabiliza o recurso aos tribunais. Resta um apelo às associações para a defesa do consumidor.

E, atendendo aos benefícios financeiros para o turismo religioso, seria difícil provar a intenção fraudulenta e, mais difícil ainda, a associação criminosa.

Assim, resta aos crédulos esportular o óbolo e aos incréus corar de vergonha.