Loading

Jogo Político

Existe um jogo divertidíssimo que descobri há alguns dias na internet.

É o «nationstates» que pode ser acedido na página www.nationstates.net.

O jogador responde a perguntas e toma decisões e a «sua» nação/estado/o-que-quer-que-seja vai evoluindo consoante as decisões tomadas.

O jogo não tem «vitória» ou «derrota» definida: para certos jogadores conseguirem ter uma nação que é uma ditadura militarista pode ser uma vitória, enquanto que para outros o importante pode ser uma «orgia de direitos civis».

Cada nação é avaliada, entre outras coisas, pelo estado do meio ambiente, a criminalidade, a equidade, a economia, os direitos civis e as liberdades políticas.

O que este jogo tem de curioso é que de vez em quando há decisões a tomar que afectam a Religião. Acontece que a maioria das decisões são cedências: pioro a economia para melhorar o meio ambiente ao proibir que se construa esta central, pioro a criminalidade para aumentar os direitos civis ao impedir câmaras nas ruas, etc. No entanto, quando se trata da Religião, parece que o autor do jogo é ateu, pois as decisões que vão contra os interesses religiosos que se pronunciam tendem a aumentar sempre outro indicador (economia, direitos civis, etc.). Essas decisões não são difíceis, são «de caras», e escrevi este artigo porque hoje tive logo duas dessas (decidi cobrar impostos nas Religiões como a qualquer outra actividade, e decidi NÃO impedir a investigação sobre a clonagem). Dentro em breve a minha nação estará mais interessante…