Loading

O culto que a igreja quis silenciar

«Muitos dos habitantes de Asseiceira, Rio Maior, continuam a crer que Nossa Senhora apareceu ali várias vezes a um menino chamado Carlos Alberto. Cinquenta anos depois da primeira aparição, o culto mantém-se apesar da rejeição da Igreja Católica. No local pedem-se graças, pagam-se promessas e movimenta-se dinheiro» – lê-se em «O MIRANTE», semanário regional, de 20 do corrente.

O admirável acontecimento ocorreu pela primeira vez em 16 de Maio de 1954 quando o Carlos Alberto, então aluno da 4.ª classe da escola primária de Asseiceira, se encontrava a rezar. Apresentou-se-lhe como «Mãe do Redentor», junto a um loureiro que ainda lá está de pé. A partir daí, até Janeiro de 1955, a Mãe do Redentor apareceu todos os dias 16 ao garoto, altura em que compromissos de agenda a levaram para outras paragens.

São muitas as pessoas que dizem ter presenciado acontecimentos sobrenaturais e assistido a milagres. No entanto o milagre mais difícil foi o do cego Silvério da Costa que de repente começou a ver.

Não obstante a cura de cegos ser uma especialidade bem difícil, onde JC firmou créditos, nem assim a ICAR procura ir além do que afirmou numa nota patriarcal de 7 de Agosto de 1954 «nada existir que confirme ou pareça confirmar a veracidade de tais aparições», recusando-se a conceder o alvará para exploração do milagre.

Todavia se a tendência religiosa de limitar os milagres por hectare, vier a desaparecer, a Mãe do Redentor de Asseiceira tem condições para se tornar numa das maiores vedetas do culto mariano em Portugal.