Loading

Alá é grande

Pasmo com o silêncio cobarde que paira sobre as imagens de civis americanos a arderem dentro de um carro, nas ruas de Falluja, enquanto a multidão atirava pedras e gritava «Alá é grande!», para depois arrastarem os cadáveres e os desmembrarem.

Foi uma orgia de sangue e nojo a repetir, alguns anos após, a sorte de militares soviéticos a quem serraram os membros no Afeganistão, com os mesmos gritos entusiásticos da população.

Parece que o facto de serem americanos num caso e comunistas no outro deve merecer silêncio; que, por ser injusta a guerra, deve absolver-se a bestialidade; que o facto de ter a fé na origem merece alguma compreensão.

São cruzados de sinal contrário a tentarem conduzir o mundo de regresso à idade média. Há nos rostos desesperados da população faminta a mesma boçalidade dos cristãos medievais a delirar com a queima de hereges e bruxas.

Aliás, o islamismo é um plágio do cristianismo a que falta o tempero da cultura helénica. Nem sequer foi contaminado pelo direito romano, bastando-lhe a boçalidade dos mullahs a interpretar o Corão.

A história ensina-nos que, sempre que um Estado se liga a uma religião, esta tende a apoderar-se daquele. É preciso proteger o Estado da religião e, sobretudo, esta de si própria, para preservar a democracia.

As religiões têm o monopólio da rede de transportes que conduzem ao Paraíso. É urgente que ninguém seja obrigado a percorrer tais caminhos.

Os lacraus segregam veneno, as religiões produzem a fé.

O ateísmo é a vacina que pode libertar a humanidade.