Loading

As minhas leituras na religião…

Já passou algum tempo sobre a minha ultima entrada sobre livros interessantes e fontes de informação no cepticismo, religião e ateísmo, pelo que volto aqui à carga…

– The Bible as Literature. An Introduction.

por John B. Gabel, Charles B. Wheeler, Anthony D.York – ISBN: 0-19-512853-2

357 páginas – Em inglês. – «A bíblia como literatura. Uma introdução»

Para quem passou a sua vida de adolescente e jovem adulto na escola bíblica dominical, nada mais chocante do que descobrir uma introdução ao estudo da bíblia, como um livro/antologia, escrito por pessoas com estilos, agendas ideológicas e a sua própria carga cultural de arrasto. Confesso que tendo mergulhado no mundo das ciências exactas, por livre vontade e decisão expressa, e tendo adquirido um certo preconceito para com as «Letras académicas», fiquei agradavelmente surpreendido com que o têm conseguido obter das suas análises agiográficas e textuais das bíblias judaica, cristã, do velho e do novo testamento.

Agradavelmente é um eufemismo. É uma luz na escuridão.

O livro, apesar de dirigido para leitores do ensino superior, é acessível a todos. Editado em 2000, já vai na sua 4ªedição, demonstrando um grande sucesso. Tem o problema para o leitor português, de ser escrito em inglês. Para quando uma tradução?

Para quem se tem perdido, à procura de uma introdução ao estudo da bíblia, em obras mais especializadas, este livro revela-se o guia ideal. Além de dar uma visão generalista e histórica do estudo científico da bíblia, fornece bibliografia e transmite-nos a atitude de objectividade e seriedade com que nos devemos embrenhar no assunto, bem como nos avisa dos erros mais comuns em que podemos cair…

Inclui também a visão arqueológica e geográfica necessárias para podermos retirar uma crítica ao «Livro dos livros». Desmitifica sucessivamente a visão que temos do mundo antigo, dos autores dos livros bíblicos e da «inspiração divina» a que tantos no desespero da vida se agarram.

Essencial numa biblioteca pessoal de estudo bíblico.

Procure nas bibliotecas das universidades ou encomende através da Internet.

– The Bible and Recent Archaelogy

By Kathleen M.Kenyon revised edition by P.R.S. Moorey – ISBN 0-7141-1681-5

192 páginas – em inglês – «A bíblia e a arqueologia recente»

Trata-se de um clássico. A primeira edição deste livro marcou uma grande separação entre a arqueologia e o estudo bíblico. A independência entre a arqueologia nas terras bíblicas e o estudo bíblico marcou-se pela primeira vez neste livro. Quando a maior parte das escavações eram financiadas e dirigidas por estudiosos que só interpretavam o que descobriam à luz da bíblia, este livro marcou o início de uma nova geração que, apoiada numa visão quantitativa da investigação arqueológica, marcou um passo diferente na Palestina. A autora reflecte que a arqueologia não deve documentar a «verdade» bíblica, mas que só pode fornecer os dados para o contexto social e histórico no qual a bíblia se inscreve.

Os novos métodos quantitativos e a atitude objectiva que os acompanha, pôs em contraste os esforços ideológicos de forçar a realidade investigativa ás palavras do livro e hoje também, do esforço de uma certa elite religiosa israelita de validar o estado de Israel pela arqueologia.

Um facto curioso, é o de a clássica arqueologia bíblica, ter tido um papel na destruição do património arqueológico português… O Pastor Farinha, da Igreja Evangélica Baptista de Matosinhos, familiar meu, escavacou muitas Antas no norte alentejano, bem como eliminado o registro estatiográfico da envolvente desses monumentos funerários. Inspirado pelas grandes escavações na Babilónia, preferiu avançar à picareta, do que aprender com os seus contemporâneos que, camada a camada, procuravam obter uma visão mais concreta da realidade. O desejo desenfreado por um título académico, bem como a procura da segurança corporativa num mundo fascista e católico também não devem estar a isso alheios… Mas para os poucos exemplares de cerâmica disponíveis no Museu de Ciência da Universidade do Porto, ficaram muitos mais reduzidos a estilhaços…

– Losing Faith in faith. From preacher to atheist.

por Dan Barker – ISBN 1-877733-07-5

392 páginas – em inglês – “Perdendo a fé na fé. De pregador a ateísta”

Não se trata de um livro completo por si. O primeiro capítulo é uma apresentação biográfica e uma descrição de como um pastor e missionário fundamentalista caminhou de uma visão de «cristão nascido de novo» para ateu. O resto do livro é uma antologia de artigos do autor no jornal da Fundação Americana para a Liberdade da Religião, em que empresta a sua perspectiva única a todas as polémicas e instituições religiosas americanas, bem como faz a apologia do ateísmo e cepticismo e uma crítica extremamente informada da realidade evangélica americana.

Recomendado a todos os protestantes evangélicos. Depois de anos, a ver missionários americanos que se «passeavam» pelo nosso país e pelas nossas igrejas, é refrescante ter a perspectiva de um «insider».

Um homem que se quis honesto por si mesmo. No verdadeiro espírito protestante.

Um dos factos que não são enfatizados no livro, mas que aos meus olhos se tornam relevantes, é o facto de Dan Barker, ter sido um popular compositor de hinos e histórias bíblicas. Além de pregador, ele era principalmente um criativo. O acto de criar obriga-nos a considerar várias perspectivas, a encarar o mundo de uma forma anti-dogmática, pois só assim encontramos a originalidade e a novidade.

O que não deve ter deixado de influenciar o seu caminho para o ateísmo.