Oradores Congresso Livre-Pensamento
João Monteiro

Presidente da Associação Ateísta Portuguesa, é licenciado em Biologia, mestre em Biologia do Desenvolvimento e doutorado em História, Filosofia e Património da Ciência e Tecnologia. Tem trabalhado nas áreas da comunicação de ciência e da investigação académica. A sua investigação tem-se centrado em torno dos temas da História da Medicina Tropical, o papel das mulheres na ciência e coleções científicas. Vai falar da história recente do ateísmo em Portugal.
Anabela Pinto-Poulton

Anabela Pinto-Poulton é licenciada em Biologia Universidade Clássica de Lisboa, com Mestrados em Ecologia pela Universidade de Aarhus (DK) e Psicologia pela Universidade de Hertfordshire (UK). Doutorada em Evolução e Ecologia Comportamental pela Universidade de Aarhus.
Trabalhou como investigadora na Universidade de Cambridge nos departamentos de Veterinária, Antropologia Biológica e Psicologia e leccionou nas Universidades de Cambridge e outras instituições britânicas e internacionais em comportamento, bem-estar e ética animal, antropologia biológica, psicologia, métodos em investigação científica, escrita académica em inglês e pensamento crítico.
Em 2002 fundou a empresa Cambridge e-Learning Institute oferecendo os primeiros cursos on-line internacionais em bem-estar animal e pensamento crítico para universidades e empresas. Foi professora convidada para dar cursos em pensamento crítico em Chengdu na China e em várias Universidades no Brasil.
Palestrante internacional, tem dedicado os últimos 20 anos de sua carreira a promover o pensamento crítico. O seu interesse académico foca em psicologia evolutiva onde se debruça sobre a evolução da moralidade e psicologia da religião.
J. Xavier de Basto

J. Xavier de Basto pertence à Associação República e Laicidade desde 2004 e, actualmente, é membro da sua Direcção. É lisboeta, tem 60 anos e trabalha com sistemas informáticos de gestão (ERP) para as PMEs desde 1988. Xavier resume assim a sua apresentação: “Definição/ões da Laicidade. Análise breve da situação da Laicidade em Portugal. Desafios para a Laicidade, no futuro próximo numa realidade globalizada.”
João Sequeira

Arqueólogo licenciado e mestre pela Univ. Nova de Lisboa, é doutorando em História – Património na Universidade do Minho, com o projeto “Humanizar a Arqueologia Industrial”, financiado pela FCT em 2021 e desenvolvido nos centros CICS NOVA e IHC. É autor e coautor de vários artigos e do livro Arqueologia Contemporânea em Portugal (séc. XIX e XX). Tem experiência em intervenções arqueológicas empresariais e participou em projetos como o IH4Future na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.
Joel Santos

Joel Santos licenciou-se em Arqueologia pela Universidade NOVA de Lisboa. Obteve posteriormente um mestrado em Arqueologia e Património na Universidade de Leicester, onde desenvolveu uma dissertação sobre a Arqueologia da Solidão. Apaixonado pela resolução de problemas, dedica-se principalmente à análise crítica e ao debate teórico em Arqueologia, aplicando também conhecimentos adquiridos numa licenciatura anterior em Engenharia Electrónica e de Computadores no Instituto Superior Técnico de Lisboa
Tânia Casimiro

Tânia Casimiro é investigadora da Universidade de Stirling, associada ao Centre for the Sciences of Place and Memory. Arqueóloga especializada em cultura material, marginalidade urbana e legados coloniais, a sua pesquisa explora memória, lugares e identidades por meio de diversos projetos, incluindo a arqueologia dos resíduos e descartes, espaços abandonados, cemitérios e comunidades urbanas informais. Liderou escavações e projectos interdisciplinares em diferentes lugares do mundo, investigando como objectos e espaços preservam histórias e relações.
Estes três oradores (João Sequeira, Joel Santos e Tânia Casimiro) irão falar de arqueologia do lixo religioso. Mas de que se trata esta área de estudo arqueológica? Os oradores apresentam o seu tema da seguinte maneira: “A Arqueologia do lixo religioso desmonta a ilusão da pureza espiritual associada a dois rituais católicos: a Procissão das Velas em Fátima e a Luminara de San Ranieri em Pisa. Milhões de fiéis produzem toneladas de plástico, que são ocultadas em tempo real para manter a aura do sagrado. A arqueologia que defendemos é ativista e, através de uma abordagem também em tempo real, pretende desmascarar o óbvio: devoção e destruição caminham juntas, e a fé acaba por ser um gatilho de indiferença na produção de lixo, a que chamamos religioso.”
Eva Monteiro

Formada em Filosofia pela Faculdade de Letras Universidade do Porto, produziu e apresentou o Podcast Portugal de Culto em que explorou temas controversos relacionados com seitas religiosas e outros grupos de alto controlo. Podcaster e dirigente da Associação Ateísta Portuguesa, promove o pensamento crítico e a laicidade. Apresenta e produz o Podcast Homo SemDeus, denunciando violações da laicidade em Portugal. Citada no livro O Universo das Seitas Destrutivas, participou na sua apresentação ao lado de Steven Hassan.
João Nascimento

Assistente técnico do SNS, poeta, filósofo, amante da palavra escrita e da ironia como força metafísica. Motivado por uma sede incessante por conhecimento e pelos mistérios do cosmos. Fascinado pelo estudo histórico das religiões. Escreveu o texto biográfico de homenagem a Tomás da Fonseca, personagem histórica que inspirou a organização deste Congresso.
Perfil de Autor
-
CATEGORIES
Encontros -
DATE
22 de Setembro, 2025 -
COMMENTS
Leave a comment