Loading

Desatar o nó do luto



A familiaridade vem com a experiência. E a morte não foge a esse padrão.

Infelizmente, as sociedades moldadas pela religião cortejam a morte, esquecendo-se dos vivos. O luto, que não é mais do que aceitar as consequências da morte dos nossos entes queridos tornou-se um fenómeno esquecido e muito subestimado na sua capacidade de criar sofrimento e dor.

José Eduardo Rebelo é ateu e professor na Universidade de Aveiro, no Departamento de Biologia, sendo um investigador internacional na área da ictiologia (estudo de peixes).

Num terrível acidente de viação morreram-lhe esposa e filhas.

No posterior processo de luto, aprendeu o que pôde para lidar com a sua perda, inclusive frequentando um mestrado de psicologia e fundando um grupo de auto-ajuda que evoluiu para uma associação: a Apelo – Apoio da Pessoa em Luto que funciona tanto na Internet, como na região de Aveiro.

Este livro é um esforço pessoal de José Rebelo para resolver um problema: a inexistência de um livro onde se pudesse encontrar informação que permitisse compreender e resolver a evolução do processo de luto. É um guia útil e fonte de informação pessoal para aprender a lidar com os sentimentos de perda que acompanham a morte de um ente querido.

Poderá encontrá-lo na sua livraria, edição da Editorial Notícias.

O número de livro (ISBN) é o 972-46-1536-7.

Publicaremos no futuro uma pequena entrevista com José Eduardo Rebelo, iniciando uma nova série de artigos no Diário de uns Ateus, em que entrevistaremos ateus portugueses com iniciativa e papel social.