Loading

Crónica Ateísta

Eleição é escolha – Por ONOFRE VARELA

Escrevo esta crónica às 11 horas da manhã de Domingo. Acabei de votar para o Parlamento Europeu e saí da secção de voto a filosofar com os meus botões. Não vi por lá muita gente. Já vi aquela assembleia de voto mais concorrida à mesma hora noutros actos eleitorais. O meu pensamento ia para a necessidade que os cidadãos sentem, ou não sentem, de votar. Sentimento esse que não provém do mais básico da nossa natureza animal, como é, por exemplo, a necessidade que sentimos de comer. Se não comermos morremos. Mas se não votarmos… continuamos vivos!

Aqui o problema coloca-se no nível social, e não no particular. Vivemos em sociedade, a qual é uma construção política. Vivendo nela temos de ser participativos. Sem prática política, que qualidade de vida construímos? Não participando na construção do destino da nossa sociedade, o que é que esperamos do futuro? Se não construirmos a nossa casa com eficiente telhado, não nos admiremos por vermos a chuva cair-nos na cama!

Este rudimentar raciocínio levou-me para o pensamento religioso deífico: os crentes entram na igreja para ouvirem um padrediscursar, no qual confiam. Aceitam as suas palavras como verdade… mas não o elegeram para ele estar ali a dar-lhes sermões! O próprio Papa é eleito pelos seus iguais (os bispos), e não pelo povo crente que consome missas por hábito familiar e social.

A Igreja é uma monarquia absolutista onde o crente só tem que ser crente e dizer ámen com a vontade do Vaticano. Não tem que escolher. Não tem que entender. Não tem que pensar. Não tem que ter vontade própria… só tem que se sujeitar à vontade divina que não existe na Natureza de onde provém, e acreditar nos sacerdotes (e noutros exploradores da crença) que existem mesmo!…

A Filosofia é cada vez mais necessária a todos, para a construção do raciocínio que nos impele a ir, ou não, votar; a ir, ou não, à missa. Mas quando o fazemos, ou não fazemos, devemos ter nessa atitude a força da Razão que nos impele a viver:bem, ou mal? Todos queremos viver bem?

(Crónica ateísta de Onofre Varela a sair no jornal Gazeta de Paços de Ferreira do dia 30 de Maio de 2019)