Loading

Notas soltas – abril/2017

Índia – O parlamento do estado de Gujarat, no oeste do País, aprovou um projeto de lei que admite pena de prisão perpétua e multas até 100 mil rúpias para crimes de massacre de vacas, animais sagrados para os hindus. E há sempre quem exija respeito pela fé!

Turquia – O partido islamita (AKP) confunde-se com o Governo e o Estado. Erdogan usa-o para asfixiar as liberdades, perseguir opositores e abolir a laicidade, a caminho do poder totalitário com que deseja consagrar-se como sultão otomano até 2029.

Boko Haram – Este ramo africano do ISIS, já usou, em 2017, 27 menores em atentados suicidas. Desde 2014, segundo a Unicef, contam-se 117 (80% meninas), na Nigéria, Chade, Níger e Camarões. É a dilatação da fé com o Corão na mão e bombas à cinta.

UE – Erdogan consolidou o poder com o referendo, em estado de emergência. A paz na Síria fica mais difícil, os curdos mais ameaçados e a Europa apavorada, sob chantagem, com 4 milhões de refugiados na Turquia. Vem aí mais uma ditadura islâmica.

Fátima – Os crentes merecem respeito e a verdade ainda mais. As visões, não originais, passaram a aparições. Em 1917 eram contra a República, em 1930 contra o comunismo e, após a implosão da URSS, contra o ateísmo. A fé e a superstição têm pés de barro.

Governo – A tolerância de ponto, em 12 de maio, foi a nódoa que manchou o percurso de uma governação honesta, numa cedência gratuita ao populismo que feriu a laicidade e atentou contra a lei da liberdade religiosa.

Vaticano – A viagem de alto risco do Papa Francisco ao Egito foi um ato de coragem e simbolismo a um país onde os cristãos coptas (10% da população) correm o risco de extermínio pelo fanatismo assassino dos Irmãos Muçulmanos.