Loading
  • 19 de Outubro, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Humor

Estória mal contada

Por

Leopoldo Pereira

A poucos anos da chegada do Ano Zero da era vulgar corriam boatos interessantes sobre fenómenos de cariz sobrenatural que a qualquer momento aconteceriam para Oriente e obviamente suscitavam curiosidade, sobretudo nas pessoas que liam os noticiários.

Deste reduzido grupo faziam parte duas estudantes universitárias, de seus nomes Maria e Isabel (primas), que moravam em Roma.

Na Roma daquele tempo havia imensa diversão: Teatros, Coliseu, corridas de carros, ginásios, incêndios (60 anos volvidos tiveram o seu auge com Nero), atletismo (com as maratonas, modalidade importada da Grécia e Egito), procissões, concertos musicais e alguma libertinagem (mais a nível das classes superiores); merecem destaque as “bandas” e respetivos concertos ao ar livre que, mesmo em tempo de crise, esgotavam bilheteiras rapidamente. Os “artistas” apareciam em palco com grandes cabeleiras, tatuados, com brincos, boinas e bonés, descalços (as raparigas o mais despidas possível) e todos lutando por fazerem mais barulho do que a assistência, tarefa nada fácil. No final vendiam discos “ó vivo” mais caros do que os gravados com esmero, em estúdio.

Apenas um esclarecimento acerca das boinas e bonés: Significavam que os artistas eram de “esquerda” e diz-se que nem para dormir descobriam a cabeça, não fossem os sonhos atraiçoá-los!

Em matéria de religião, à semelhança da Grécia (onde graças a Deus havia deuses para tudo) e do Egito, onde vigorava o 3+1 (Trindade + Faraó), os romanos eram também politeístas.

Num relativamente rápido processo de evolução, todos estes países (e por arrasto muitos outros) chegaram à brilhante conclusão de que era muito mais fácil dirigir as preces para um só Deus do que para vários; os resultados não melhoraram, mas devemos concordar que a mudança foi um prodígio da inteligência humana. Os países civilizados ficaram portanto com um Deus (o mesmo para todos), embora surjam pertinentes dúvidas sobre se Alá é o mesmo que Jeová, por exemplo!

As citadas meninas, algo dececionadas com o “marasmo” do quotidiano na capital do Império, sempre mais do mesmo, decidiram tentar boleia num dos barcos que cruzavam o Mediterrânio. E conseguiram, tendo aportado sucessivamente a Palermo, Alexandria e Jerusalém (destino almejado). Ficaram muito admiradas ao verem uns senhores de bata preta, que periodicamente iam ao cabeleireiro fazer trancinhas, inclusive nas barbas! E mais estupefactas ficaram quando os viram dar cabeçadas num muro velho, onde nas frinchas metiam papelinhos. Levaram aquilo para a risota, mas logo encontraram outros senhores que usavam toalhas de banho e lenços de senhora para se protegerem do Sol, enquanto faziam umas flexões esquisitas; pouco dados ao trabalho, tinham como diversão principal o apedrejamento de mulheres.

Numa primeira análise, acharam Jerusalém mais divertida que Roma; a par disso sentiam-se protegidas com a presença dos militares, seus conterrâneos.
Ambas bem-apessoadas, ainda que Maria fosse mais formosa, logo deram nas vistas e não faltavam interessados. Numa saída noturna, à danceteria do Coliseu, surgiu um convite de boleia para casa, que Maria (à revelia da Isabel) aceitou. O carro teve um furo, estratagema muito em voga na época, e Maria teve alguma dificuldade em justificar o atraso no retorno à Pousada. Pior, aquilo trouxe problemas indesejados e a moça começou a engordar demasiado. Longe de casa e perante tal situação, Isabel tentou tudo para minimizar as consequências, inclusive obrigando a prima a denunciar o centurião que a enganara, arremessando-lhe frases pouco simpáticas como esta: “Vais dizer-me que foi por obra e graça do Divino Espírito Santo”.
Maria não abria a boca, só chorava e pensava mal da vida, talvez no suicídio, pois não tirara a matrícula do carro e militares fardados… são todos idênticos!

Isabel, mais desenrascada, fartou-se de cogitar numa saída para a questão, o mais airosa possível. Soube que havia um serralheiro ainda novo, que enviuvara num acidente de viação, talvez recetivo a novo casamento, até porque a prima não era de deitar fora, mas como esconder o crianço? Impossível. Foi então que se fez luz e Isabel recorreu à célebre frase, tão vulgarizada e várias vezes atirada à cara da pobre Maria. Por que não tentar?
Deu certo e o serralheiro, embora mal convencido, decidiu esposar Maria.