Loading
  • 28 de Fevereiro, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Mundo

Notas pias

Irlanda – O pedido de perdão do primeiro-ministro, emocionado com o suplício de dez mil mulheres escravizadas em lavandarias da Igreja católica, entre 1922 e 1966, foi a reabilitação possível das vítimas de gravidez indesejada, deficiência, pobreza ou crimes como andar de autocarro sem pagar bilhete.

Itália – A renúncia papal acabou por desinteressar muitos italianos das eleições em curso. O apoio do Vaticano, que tinha sido transferido de Berlusconi para Monti, foi um fracasso. A intriga ficou reservada à luta interna pela sucessão do pontífice.

Vaticano – A renúncia de Bento XVI ao pontificado, com efeitos a partir de hoje, fez dele o primeiro papa, desde há 600 anos, a sair vivo do cargo. Perdeu o direito aos sapatinhos vermelhos, à tiara, ao camauro e o alvará para criar santos e cardeais.

Tunísia – O funeral do líder da oposição ao governo saído da “primavera árabe”, transformou-se numa gigantesca manifestação contra o partido islamita que domina o país, responsável pelo seu assassinato. O Islão e a democracia continuam incompatíveis