Loading

Grande Cisma do Ocidente, Cisma Papal ou Grande Cisma – I

Parte I

8 PAPAS AO TODO de 1378 a 1417

O Grande Cisma do Ocidente, Cisma Papal ou simplesmente Grande Cisma, foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417.

Este Cisma teve origem no conflito entre as potências europeias. Começou com a imposição da residência do papa em Avinhão. Só depois se verificou a Cisma do Ocidente.
Clemente V, papa de 1305 a 1314, foi acusado de fornicador público. Tinha uma bela amante que exibia em público nos próprios actos religiosos.
Era frequentador de bordéis e patrono de prostitutas.
Era doente e de temperamento fraco.
As damas da casa do papa passaram a ter importância nos assuntos papais.
Nepotista empenhado, transformou 5 cardeais em membros da sua família.

O rei Filipe, o Belo, queria condenar Bonifácio VIII. Por isso juntou às acusações do seu conselheiro Nogaret a outras.
A família Colonna também acusou Bonifácio de obrigar Celestino V a demitir-se e mandá-lo matar. O papado recuou.
O rei Filipe mandou este papa exumar o cadáver de Bonifácio VIII e queimá-lo como herege.
O papa (Clemente V?) recusou-se a condenar o papa Bonifácio, como queria o rei Filipe.
Saiu de Roma e transferiu o papado para Avinhão, por ser um homem do rei de Filipe de França. Esta mudança foi muito valorizada por ele porque assim podia praticar melhor a sua perversidade.
Numerosos cargos do papado foram entregues aos franceses indicados pelo rei de França.
O património dos bispos falecidos deixou de ser saqueado pelo povo e passou a reverter para o papado.
O papa Clemente V lançava impostos ao clero para sustentar o papado.
O papado começou a ser visto como uma igreja nacional francesa.
Os papas de Avinhão apoiaram a França contra a Inglaterra.

O papa Martinho V permanece exilado em Avinhão a partir de 1305 a 1314 ou 1377. ?
1307 10 13 Filipe ordena e detenção dos Templários de França, considerados corruptos, e penhora os seus bens. A ordem tinha agora pouca utilidade, por se ter perdido os lugares santos e Acra, em 1291.
Em 1048 a Ordem de São João Baptista tinha sido criada durante as cruzadas em Jerusalém, inicialmente hospitalar e em 1099 separada em hospitalar e religiosa. Em 1310 conquista a ilha de Rodes e dela faz a sua sede até 1523, data em que é conquistada pelos muçulmanos. Em 153? Carlos V oferece a ilha de Malta à ordem nessa época quase fracassada.
Em 1798 a ilha de Malta é conquistada por Napoleão Em 1801 os ingleses recebem-na por via dum tratado de paz.
A partir de 1803 pretendem reaver a ilha sem êxito, estabelecem uma sede provisória em Catávia na Espanha e, mais tarde, perdidas as esperança de reaverem a ilha, sediam-se no Vaticano.
Em 1307 12 4 o rei Eduardo II de Inglaterra enviou uma carta ao rei Dinis de Portugal, intercedendo a favor dos Templários.
Em 1308 O papa Clemente V, sob ameaça, aceita que os Templários sejam julgados nas dioceses francesas e levanta todas as acusações à corte francesa.
O papa decide extinguir a Ordem dos Templários, cuja riqueza era cobiçada pelo rei francês. Dispunham de uma riqueza muito grande e muitos reis e príncipes europeus tinham enormes dívidas para com eles. Além disso impediam o rei de França exercer o seu poder em vastas regiões de França.
Os templários foram torturados para confessarem o que os seus carrascos desejaram: sodomia, beijos no ânus e na boca, relações com mulheres, desfloramento de virgens e canibalismo dos filhos nascidos destas uniões. É possível que praticassem, pelo menos, algumas.

Filipe o Belo instiga o clero de Sens a julgar e queimar na fogueira 54 cavaleiros templários no ano de 1310.

O papa Clemente V suprime em 1312 a ordem dos Templários e transfere os seus bens para a ordem dos Hospitalários.
Os altos dignitários da ordem dos Templários são queimados em 1314 por ordem de Filipe, o Belo, que se apropriou dos bens e recebeu uma pesada indemnização.

O papa Clemente V morreu, oportunamente, a 20 de Abril de 1314 porque um monge deitou veneno no seu cálice da missa

A partir de 1314 todos os papas que viveram em Avinhão eram franceses.
Dos 134 cardeais nomeados de 1305 a 1375 111 eram franceses.

João XXII, papa de 1315 ou 16 a 1334, foi destituído por Luís em 1328, mas continuou o papado em Avinhão.
Contra os franciscanos condenou a infabilidade papal.
Vivia uma boa vida e favoreceu muito os seus familiares
Fez de um dos seus filhos cardeal.
Como se reduziram as fontes habituais de receitas nos domínios da igreja, os papas passaram a aumentar os impostos.
Este excomungou clérigos por não pagarem os impostos e recolhia rendimentos com absolvições, incestos e sodomia.
Alargou a taxa anual necessária aos clérigos terem concubinas, incluindo os solteiros.
O laicado espanhol exigiu que os padres tomassem mulheres antes de chegarem a uma nova paróquia.
Gastou muito dinheiro em guerras para poder regressar a Roma.

Em 1318 é enviada uma embaixada portuguesa à Santa Sé para negociações, visando a criação da Ordem de Cristo com os bens dos Templários. Trata-se de uma iniciativa tardia no âmbito das cruzadas que tinham terminado no fim do século XIII.

Nesta época emerge o estudo do humanismo, colocando ao papado mais um desafio ideológico. Durante o renascimento o humanismo consistia na divulgação da cultura latina e grega da antiguidade. Petrarca (1304 1374) foi o iniciador do humanismo, que se desenvolveu mais no século seguinte.

Urbano V, papa de 1326 a 1370, tentou regressar a Roma em 1367, mas encontrou Roma em ruínas. Voltou a Avinhão três dias depois.

Nicolau V foi antipapa de 1328 a 1333. Casado na juventude com cinco filhos. Foi franciscano. Alcoólico. Vivia como papa em Pisa. Uns, consideravam-no virtuoso, outros, um hipócrita de reputação duvidosa. Sem muitos seguidores. Pilhava as igrejas. Quando o rei Luís lhe retirou o apoio, tentou conciliar-se com João XXII e voltou a Avinhão.

Bento XII, papa de Avinhão de 1334 a 1342. Foi acusado de ser um Nero, intolerante com o laicado e clero, mentiroso e bêbado.
Compilador de obscenidades da inquisição.
Relacionava-se com prostitutas. Fraco e dissoluto.
Avinhão era considerado um antro de vício.
Um dos construtores das instalações sumptuosas de Avinhão. O papado era a corte mais luxuosa da Europa.

O papa João XXII foi desterrado em 1334 para Avinhão. Declarou a doutrina clássica trinitária universalmente obrigatória. Tinha sido recusada no tempo do Império Romano.

De 1337 (ou 9?) a 1453 desenrola-se a Guerra dos Cem Anos por iniciativa de Filipe VI, contra a Inglaterra.
Bula “Gendemus Et Exultamus” do papa Benedito XII, de 1341 4 30 (ou 1341 5 16?), em que se congratula com as vitórias do rei Afonso IV contra os infiéis. Considerada a primeira bula clássica de cruzada, passada a favor de Portugal.

Clemente VI papa em Avinhão de 1342 a 1352. Orgulhava-se de saber ser papa e considerava que os seus antecessores não. Gozava a riqueza e satisfazia os desejos dos reis poderosos.
Comprou ao proprietário a cidade inteira de Avinhão em 1348 e construiu um palácio com ninfas e sátiros que adornavam o seu quarto e que existem ainda hoje.
Foi um dos maiores construtores das instalações sumptuosas de Avinhão. Grande parte do palácio era ocupada pela Inquisição.
A corte papal era a mais sumptuosa da Europa.
Iniciou uma tradição de grande luxo no papado. Gostava de ostentar riqueza.
Era generoso e distribuía benesses a familiares e amigos. Distribuía a maior parte dos favores através da sua amante condessa de Turenna.
Obsceno e infame. Debochado. Gostava de cantares, danças e orgias. Divertia-se com mulheres e vinho. Tinha como amante a condessa de Turenna e festejava nu com outras mulheres, enquanto se ouviam os gritos das vítimas da Inquisição. Usava as recepções de mulheres à noite, a seguir às vésperas, para receber algumas para ter relações, às escondidas. Ao ser descoberto argumento que tinha de dormir com mulheres a conselho médico.
O clero vivia bem cercado de mulheres e até de rapazes.
Cobrava imposto às muito numerosas prostitutas de Avinhão.
Em 1348 a peste negra assolou Avinhão, mas o papa sobreviveu. Quando morreu, mais tarde, houve festejos.
Peste negra na Europa de 1348 a 1349. Reduziu para metade a população europeia. É a maior catástrofe europeia desde o século VI.
Grupos de flagelados percorreram a Europa. Congregavam-se em confrarias que lhes permitiam alguma protecção e que já existiam muito antes dos séculos XIV.
A prática da autoflagelação atingiu extremos, levando o papa Clemente VI a emitir uma bula a condená-la como heresia, sem grande resultado, apesar dos seus praticantes terem sido castigados, um, pelo menos, em Itália, a ser queimado na fogueira.

O papa de Roma governava os Estados Papais e tinha uma corte numerosa, o estado era dirigido pela câmara apostólica, um sistema de governo muito centralizado e burocrático, com 30 juízes e um grande número de assistentes nas instâncias judiciais.
Em 1350 Giovanni de Mussi na sua Crónica de Piacenza, advogava o fim do poder temporal do papa, por ter provocado inúmeras guerras e a destruição de pessoas e cidades.

O papa Inocêncio VI em Avinhão reinou de 1352 a 1362. Gastou muito dinheiro em guerras para poder regressar a Roma. Reduziram-se as fontes habituais de recursos nos domínios da igreja. Aumentaram os impostos.

O papa Urbano V reinou em Avinhão de 1362 a 1370. Por causa da paz entre a Inglaterra e a França e dos êxitos das tropas da Santa Sé na Itália, tentou regressar a Roma em 1367 9, mas lá permaneceu por pouco tempo por causa de vários acontecimentos como os mercenários a assolarem a Provença e Roma estar revoltada e por temer a sublevação em Itália. Regressou a Avinhão em 1370.

O papa Gregório XI deteve o poder em Avinhão de 1370 a 1378. Enfrentou em 1375 uma sublevação nos Estados Pontifícios de Itália que ameaçou Roma.
Em 1376 ou 7 a freira Catarina de Siena tentou convencer o papa a regressar a Roma.
Os cardeais maltrataram-na e feriram-na, mas o papa e todos os cardeais foram para Roma, menos seis que ficaram em Avinhão.
Na mesma altura o futuro papa Clemente VII realizava em Itália um banho de sangue.
Chegaram a Roma em Janeiro de 1377.
Para não ser morto, Gregório retirou-se para Agnani onde morreu de exaustão um ano depois de ter regressado a Itália, em Março de 1378.
Gregório era devasso e de grande ostentação.
Foi o responsável pelo maior número de proibições de livros dos escritores humanistas.